Com o objetivo de fomentar a conectividade, o acesso digital e facilitar o ingresso dos Corretores de Imóveis e Imobiliárias no mercado internacional, o Sistema Cofeci-Creci criou o Imóvel Global. Sua missão é reunir profissionais e especialistas em torno de ações que promovam parcerias com comunidades e fomentadores de negócios, colocando em prática o “Pensar Globalmente e Agir Localmente”.
O Imóvel Glogal recebe, trata os dados e integra as captações de imóveis, que também passam a ser divulgados no portal Realtor.com para corretores de imóveis e imobiliárias de dezenas de países. Além disso, os credenciados do Brasil têm acesso gratuito a uma série de benefícios, informações e serviços.
A melhor maneira para estar qualificado para realizar negócios internacionais é investir na realização de um curso que acontece duas vezes ao ano para obter o CIPS (Certified International Property Specialist), uma qualificação adicional importante junto à NAR — National Association of Realtors, a maior associação de corretores de imóveis do mundo. No Brasil há cerca de 150 corretores certificados. Para atuar no Imóvel Global e participar da plataforma Realtor.com não é necessário ter o CIPS. Basta que cumpram as condições de acesso. Todo o Corretor de Imóveis regularmente inscrito no Sistema Cofeci-Creci pode inscrever-se na NAR e tornar-se um IRM – International Realtor Member. Entretanto ao obter o CIPS estará melhor qualificado para atuar no mercado internacional.
Além da NAR o Cofeci vem promovendo parcerias institucionais com outras entidades do mercado imobiliário de diversos países da Europa, Ásia e América do Norte. Segundo João Teodoro, presidente do Cofeci, este é um passo evolutivo para a profissão e possibilita que o corretor de imóveis passe a atuar globalmente, com novos horizontes e opções de trabalho. “Estamos capacitando para o futuro, pois hoje nossos negócios são feitos de forma internacional e o corretor tem que estar preparado para isso”, afirma.
O objetivo do Sistema Cofeci-Creci é difundir o uso da tecnologia e conscientizar cada vez mais os Corretores de Imóveis sobre a necessidade de especialização e do melhor uso de todas as ferramentas disponíveis.
Composto por um Conselho Federal e 25 Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis em todo o Brasil que têm a função de normatizar e fiscalizar uma profissão de grande relevância para o desenvolvimento da nação. O Sistema foi criado com base na lei 6.530, de 12 de maio de 1978 e engloba cerca de 280 mil Corretores de Imóveis e 40 mil empresas de intermediação de negócios imobiliários.
Fonte: Portal Ti Inside