Você Sabia? | CRECI/DF
Banner topo

Brasília, 28 de junho de 2017

Você Sabia?
  1. O cliente pode ter desconto no Registro de Imóveis

    ... Compradores de imóveis financiados pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) para moradia têm direito a 50% de desconto na taxa de registro do primeiro imóvel. Lei nº 6.015/73 Art. 290
  2. Corretor de Imóveis pode ser Perito Judicial

  3. O Corretor de Imóveis também é Avaliador

    ...e pode opinar quanto ao valor do imóvel, através do Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica- PTAM.

    Com o Certificado do Curso de Avaliação, o Corretor também pode se inscrever no Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis - CNAI. Lei 6.530/1978 - art. 3º e Resolução Cofeci 1.066/2007. Saiba mais.

  4. Corretor de Imóveis tem nova cédula de identidade

    Os Corretores de Imóveis agora têm nova cédula de identidade profissional unificada em todo o país. Ao comprar, vender ou alugar exija a identificação do seu corretor.
  5. Existem novas regras para declaração de IRPF

    O Corretor de Imóveis deverá informar o CPF de cada cliente na declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física - IRPF 2018 referente às operações realizadas em 2017. Instrução Normativa RFB nº 1531/14, alterada pela Instrução Normativa RFB nº 1692/17.
  6. O Corretor de Imóveis é responsável civil e penalmente

    Art.5º - Código de Ética: O  Corretor  de  Imóveis  responde  civil  e  penalmente  por  atos  profissionais danosos  ao  cliente,  a  que  tenha  dado  causa  por  imperícia,  imprudência,  negligência  ou  infrações éticas.
  7. Para atuar em outro Estado, registre-se no CRECI respectivo

    Se você é Corretor de Imóveis e pretende trabalhar em outro Estado, é necessário solicitar Inscrição Secundária ou autorização para o exercício eventual no CRECI respectivo. Resolução COFECI 327/1992
  8. Você pode suspender o registro até 31/03

    Se você é Corretor de Imóveis, mas não está atuando na área, você pode suspender ou cancelar o registro profissional até 31 de março sem pagar anuidade.
  9. Os Corretores de Imóveis devem combater a lavagem de dinheiro

    Manter cadastro atualizado de clientes e negócios e preencher anualmente a Declaração de Inocorrência. Caso contrário, preencher, em até 24 horas, a Comunicação de Operações Suspeitas. Consulte a Resolução COFECI 1.336/2014
  10. É permitido ao Corretor de Imóveis receber honorários do comprador e vendedor

    Conforme a natureza do negócio e desde que o cliente seja previamente informado, é permitido ao Corretor de Imóveis e imobiliária cobrarem e receberem honorários tanto do vendedor quanto do comprador. Ato 003/2015 - CRECI/DF.
  11. O Código Civil dá proteção contra a desistência do negócio imobiliário

    Se o comprador desiste, o vendedor pode reter o sinal; Se o vendedor desiste, o comprador tem direito à devolução mais o equivalente acrescido de atualização. Código Civil - Art. 417 a 420.
  12. É permitida apenas uma garantia locatícia

    Segundo a Lei do Inquilinato (8.245/1991), o contrato de locação de imóveis pode conter apenas um tipo de garantia locatícia, sob pena de nulidade. Os tipos de garantias são: Caução, Fiador, Seguro Fiança, ou Cessão Fiduciária de Quotas de fundo de investimento.
  13. Corretor tem acesso a informações e documentos junto a Administração Pública

    O Corretor de Imóveis registrado no CRECI/DF tem direito de acesso a informações, documentos e dados técnicos necessários ao desempenho de sua função nos órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional, nos cartórios de notas e de registro de imóveis do Distrito Federal e na Companhia Imobiliária de Brasília – TERRACAP. Lei 1.462/1997.
  14. Número de registro no CRECI-DF

    É obrigatório ao Corretor de Imóveis e imobiliária inserir o número de registro no CRECI-DF em todos os materiais de divulgação de imóveis; (Lei 6.530/78)
  15. Justiça federal proibe!

    É proibido comercializar imóveis no Setor Habitacional Arniqueiras, sob pena de multa de R$ 10.000,00 por imóvel residencial ou comercial, anunciado ou com intermediação de compra, venda ou aluguel de imóveis na região, de acordo com o Artigo 20, V, VIII e IX da Lei 6.530/78. Fique esperto Corretor de Imóveis e exerça sua profissão de forma correta.
  16. Retenção de documentos

    É terminantemente proibido reter carteira de identidade, CPF, carteira de habilitação ou quaisquer outros documentos pessoais, como condição para visitação de imóveis. Esta regra vale para pessoa física e jurídica, ou seja, Corretores de Imóveis autônomos e imobiliárias. Caso isso aconteça, denuncie ao CRECI-DF pelo whatsapp: 61. 9943-1990, e-mail: ouvidoria@crecidf.gov.br ou  ainda por este link: Ouvidoria
  17. Corretor de Imóveis tem registro no CRECI-DF

    Para exercer a profissão de Corretor de Imóveis é indispensável ter registro no CRECI e ter sempre em mãos sua carteira de identificação. Você pode verificar se o corretor está devidamente registrado neste link: http://crecidf.gov.br/para-o-cidadao/certidao-de-regularidade/.
  18. Só pode usar ‘‘Corretor de Imóveis’’ ou ‘‘Profissional Liberal’’

    A utilização pública de nome por extenso ou nome abreviado por pessoa física regularmente inscrita no CRECI poderá dar-se desde que seguido da expressão “profissional liberal” ou “corretor de imóveis”, independente de outro adjetivo que possa figurar no anúncio ou documento com o objetivo de melhor qualificar o profissional (por exemplo: “gestor imobiliário”, “consultor imobiliário”, etc.). Resolução 1.065/2007
  19. Lei do Corretor Associado: Lei 13.097/2015

    Imobiliárias e Corretores de Imóveis podem firmar contratos sem vínculo empregatício formal, ou seja, nesses moldes, Corretores são associados das imobiliárias contratantes.