DA REDAÇÃO CRECI/DF
Com a taxa de juros Selic em baixa histórica, de 2% ao ano, os investidores estão tendo que se reinventar para conseguir bons retornos, e não é de hoje que os imóveis são excelente opções para investimentos e o atual cenário econômico nacional mostra que o investimento em imóveis se tornou mais atrativo do que nunca, pois geram retornos mensais com aluguel e menos riscos ao investidor.
A taxa Selic, taxa básica de juros, um índice pelo qual todas as taxas cobradas pelos bancos no Brasil se balizam, influencia nos juros bancários, tornando os financiamentos mais vantajosos, o que amplia as chances de adquirir um imóvel, o que é positivo para o mercado imobiliário. Por outro lado, a redução da Selic reduz também a rentabilidade das aplicações financeiras, diminuindo os ganhos investidos.
Para o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 8ª Região – Distrito Federal (CRECI/DF), Geraldo Nascimento, além de gerar retorno mensal ao investidor, os imóveis são mais seguros e tendem a se valorizarem com o tempo. “É um investimento seguro, que sofre menos impacto das instabilidades financeiras, mesmo em momentos de crise. Ao investir em imóveis, o investidor não sofre com as variações da bolsa e fica livre de congelamentos, como ocorre com a poupança, alem disso os imóveis são bens de consumo que valorizam, diferentemente de outros bens”, declarou.
No momento, a venda de imóveis está aquecida no Distrito Federal, de acordo com a Associação de Notários e Registradores (ANOREG/DF) o número de registros de escrituras chegou a 3.305 em junho de 2020, 36% a mais que o mesmo período do ano anterior (2019 – 2.418), tendência que se manteve em agosto de 2020, com 3.100 registros, frente a 2019 (2.519).
De acordo com Geraldo Nascimento, o aquecimento das vendas em principal para investimento, deve continuar nos próximos meses. “A possibilidade de comprar um imóvel e ganhar mais que a renda fixa com a valorização do m² e com a renda de aluguéis deve levar grande parte dos clientes a decidir pela aquisição imobiliária nos próximos meses”, afirmou.
RENTABILIDADE MÉDIA DOS IMÓVEIS DO DF EM OUTUBRO/2020
Sabendo que os imóveis são excelentes opções de rentabilidade aos investidores o CRECI/DF realizou uma pesquisa para saber qual imóvel traz mais retorno ao investidor. Os dados foram obtidos nos portais de imóveis – Portal CRECI e DFimoveis – sendo estabelecido o valor médio de aluguel e de venda de cada tipo de unidade e a eles aplicada a técnica de ROI (valor médio de aluguel / valor médio de venda X 100).
De acordo com a pesquisa, a região de Santa Maria apresentou o melhor retorno de investimento em apartamentos de 2 dormitórios, com taxa de 0,65% de retorno mensal do valor investido. As quitinetes em Samambaia Norte e as casas com 4 quartos no Lago Sul do apresentaram a segunda melhor opção em retorno de investimento de imóveis do DF, com taxa de 0,61%. As casas com 3 quartos na região do Areal, em Águas Claras e os apartamentos de 1 dormitório em Águas Claras e Sobradinho configuraram com a terceira melhor opção para investimento em imóveis, com retorno de 0,60% mensal.
VEJA A PESQUISA COMPLETA
Na pesquisa, foi constatado que o melhor tipo de investimento em quitinetes na região de Samambaia Norte com retorno de 0,61% ao mês, seguido por Taguatinga Sul (0,57) e Sudoeste (0,51%).
Para apartamentos de um quarto, duas regiões apresentaram as melhores condições de retorno de investimento, sendo Águas Claras e Sobradinho com 0,60% cada, seguidas por Taguatinga Sul (0,55%) e Sudoeste (0,51%).
A região administrativa de Santa Maria apresentou a taxa de 0,65% de retorno nos investimentos imobiliários para apartamentos com 2 quartos, a boa tendência foi seguida pela região do Recanto das Emas (0,63%) e Riacho Fundo II (0,52%).
Os apartamentos com três dormitórios demostraram as melhores condições de retorno de financiamento na região do Lucio Costa, no Guara, com 0,58%, seguido por Taguatinga Sul (0,52%) e Riacho Fundo I (0,46%).
Para os apartamentos com quatro quartos, a região da Asa Sul, no Plano Piloto, apresentou taxa de retorno em 0,44% do valor investido ficando à frente da Octogonal (0,35%) e Guará II (0,33%).
O Recanto das Emas apresentou melhor taxa de retorno apresentou melhor taxa de retorno de investimentos para imóveis do tipo casa com dois dormitórios, 0,55%, bem próximo do retorno dos mesmos modelos de imóveis da Ceilândia Norte (0,54%) e Samambaia Sul (0,47%).
As casas com três quartos mostraram bons resultados na taxa de retorno na região do Areal, em Águas Claras, com 0,60%. O Riacho Fundo I ficou logo atrás com (0,59%) e Riacho Fundo II com 0,52% de retorno médio mensal do investimento.
A região do Lago Sul apresentou melhor taxa de retorno de investimento imobiliário para imóveis com quatro dormitórios, 0,61%, seguida por Guará I com 0,59% e Guará II com 0,53%