Balanço: Fiscalização CRECI/DF 2020 | CRECI/DF
Banner Topo

Brasília, 27/05/2020

Balanço: Fiscalização CRECI/DF 2020

DA REDAÇÃO CRECI/DF

O CRECI/DF intensificou a fiscalização no ano de 2020. Nos dois primeiros meses, foram realizadas 2.432 diligências no mercado imobiliário do Distrito Federal.  Destas, 43 foram por exercício ilegal da profissão, 16 a mais do que o registrado em 2019.

“Estamos fazendo um trabalho de conscientização da comunidade e dos síndicos sobre a importância do profissional Corretor de Imóveis e isso nos ajuda a combater possíveis irregularidades no setor. Temos uma missão importantíssima, que é proteger a sociedade e os bons profissionais de nosso segmento”, relatou o presidente do CRECI/DF, Geraldo Nascimento.

43 casos foram encaminhados ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para abertura de processos por contravenção, já que as pessoas estavam realizando o serviço de corretagem imobiliária sem o devido registro no Conselho conforme estabelece a Lei do Corretor de Imóveis, nº 6.530 e sua regulamentação Decreto nº 81.871, ambos de 1978.

O presidente, Geraldo Nascimento, acrescentou que é preciso ficar atento ao comprar, vender, alugar ou realizar qualquer outro tipo de negociação de imóveis. “Peça a identificação profissional atualizada, é obrigação do Corretor de Imóveis ter, portar e apresentar o documento, caso não apresente, desconfie, pegue os dados do intermediador e entre em contato com o CRECI/DF para certificar se aquele é, realmente, um profissional apto para o serviço a ser realizado”.

A comunidade pode procurar informações sobre o Corretor de Imóveis ou imobiliária  pelo telefone (61) 3321-1010, as denúncias devem ser realizadas pela Ouvidoria do Conselho, via Fala.Br (plataforma de ouvidorias do Governo Federal) no sitio www.crecidf.gov.br/ouvidoria.  Os dados dos usuários são mantidos nos mais absoluto sigilo.