CRECI´s do DF e RN alertam sobre os riscos de portais de anúncios imobiliários que permitem a intermediação de imóveis por pessoas estranhas a profissão
Os Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis do Distrito Federal (CRECI-DF) e Rio Grande do Norte (RN) unem esforços para combater contraventores em seus respectivos mercados imobiliários e transmitir a sociedade importante alerta contra a atuação de pessoas não registradas como corretores de imóveis na hora de comercializar imóveis.
Foi noticiado pelo Portal de notícias Metrópoles, em 03/11, que um grupo de empresários do DF se tornou vítima de mais um desses golpes. Uma mulher de 32 anos, se passando por corretora de imóveis foi a responsável por intermediar a locação de uma mansão em São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte, que seria ocupada durante a semana do Réveillon deste ano. A mulher embolsou 50% do valor investido no imóvel de luxo pelo grupo. Ainda segundo o Metrópoles, o imóvel de luxo foi divulgado em um portal de anúncios de imóveis. O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul).
O CRECI-RN e CRECI-DF enquanto guardiões desta atividade no mercado imobiliário pede a atenção redobrada para que as pessoas procurem sempre os portais de anunciantes, onde anunciem apenas corretores e imobiliárias devidamente registrados nos respectivos Conselhos de suas regiões.
Hoje infelizmente existem alguns portais de anúncios de imóveis que permitem e ainda incentivam a atuação de qualquer tipo de pessoa, inclusive aquelas que não possuem o devido registro profissional para atuar na área, ou seja, pessoas sem a capacitação necessária e consequentemente sem qualquer compromisso com os imóveis e recursos financeiros dos pretensos clientes, causando enorme prejuízo e colocando em risco a sociedade, ressaltam os presidentes Geraldo Francisco do Nascimento do CRECI-DF e Roberto Peres do CRECI-RN.
Recentemente, a profissão de corretor de imóveis foi atacada por um portal de anúncios que sugeria um cálculo de economia pela não contratação de um corretor de imóveis. O CRECI-DF juntamente com o CRECI-RN repudiam veementemente esta atitude, que além de irresponsável e inadmissível acarreta, conforme a matéria veiculada pelo portal de notícias Metrópoles, prejuízos de elevado montante financeiro às vítimas.
Os CRECI´s RN e DF defendem a manutenção de portais de anúncios onde apenas o corretor de imóveis ou imobiliárias devidamente registrados e fiscalizados possam exercer a venda e locação de imóveis, como por exemplo, acontece no Distrito Federal com o Portal DF imóveis, o qual possui, por exemplo, mecanismos de fiscalização online e instantânea destes profissionais, inclusive com denúncia imediata ao CRECI-DF, garantindo assim segurança e profissionalismo aos clientes, proprietários e sociedade em geral.
Corretor legal é corretor de sucesso!