DA REDAÇÃO CRECI-DF
Em visita à região de Taguatinga, na última quinta-feira (24/06), seis pessoas foram autuadas por exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis e o responsável técnico de uma imobiliária por facilitar o exercício ilegal da profissão.
Um caso chamou a atenção da fiscalização do CRECI devido a quantidade de denúncias recebidas. “A informação é de que uma pessoa residente no TopLife em Taguatinga realiza negociações de unidades deste empreendimento, porém sem nenhum registro no Conselho, isso configura contravenção penal e coloca os clientes em risco”, afirmou o presidente do CRECI-DF, Geraldo Nascimento. Os fiscais foram ao empreendimento, mas, não localizaram a moradora, porém isso não impediu a autuação, “localizamos diversas evidências das irregularidades, isso é o suficiente para darmos prosseguimento com a denúncia”, completou.
Na região norte da cidade, os fiscais se depararam com uma tenda de vendas de uma imobiliária e ao solicitar documentação dos presentes no local, comprovaram que nenhum tinha inscrição no CRECI. “É lei, só pode autuar no mercado imobiliário como corretor de imóveis quem tem qualificação para tal e registro no Conselho de Regulamentação da Profissão”, enfatizou o presidente do CRECI-DF.
Todos assinaram termo se comprometendo a comparecer ao CRECI para prestar esclarecimentos e/ou se regularizar na profissão, no prazo de 15 dias. Os casos podem ser enviados ao Ministério Público como denúncia para as devidas providências. “Se o MP acatar a denúncia estas pessoas se tornarão rés, responderão na esfera jurídica e perdem a primariedade no judiciário, o que impede até de assumir cargos públicos”, finalizou Geraldo Nascimento, presidente do CRECI-DF.
Para denunciar irregularidades acesse o Fala.Br/Ouvidoria do CRECI-DF, (https://crecidf.gov.br/tutorial-para-acesso-ao-fala-br/). Coloque a maior quantidade de informações possíveis sobre a irregularidade. Seus dados serão mantidos no mais absoluto sigilo. As denúncias podem ser realizadas como anônimo.