CLDF faz homenagem aos Corretores de Imóveis | CRECI/DF
Banner topo
Banner topo

Brasília, 15/12/2017

CLDF faz homenagem aos Corretores de Imóveis

DA REDAÇÃO CRECI/DF

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 8ª Região (CRECI/DF) participou da Sessão Solene em homenagem aos Corretores de Imóveis na Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta segunda feira, dia 28 de agosto.

A solenidade foi proposta pela deputada Telma Rufino (Pros/DF), presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) da Casa, que destacou a importância da profissão para a sociedade e cobrou mais participação deles no dia a dia do Legislativo. “É preciso que os Corretores nos procure, se faça presente na CLDF, sem a participação efetiva fica difícil criar leis que apoie a categoria” citou.

Presidente do CRECI/DF, Hermes Alcântara discursa na CLDF

Para o presidente do CRECI/DF, Hermes Alcântara, é importante comemorar a data, principalmente neste ano onde a regulamentação da profissão completa o 55º aniversário. Outra ação necessária e indispensável é fazer um upgrade da legislação para proporcionar melhores condições aos profissionais, principalmente neste momento de globalização e era digital.

O presidente, também elogiou a aprovação da  Lei n° 5.747 pela Câmara Legislativa, cujo veto do governador foi derrubado pelos distritais. A lei determina a inclusão do nome do Corretor e de seu Creci nas escrituras públicas de venda de imóveis. Entre outras reivindicações da categoria, Hermes Alcântara defendeu a cessão de uma área para a construção de um clube de lazer, a obrigatoriedade de curso superior para o exercício da profissão, a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis e a efetiva participação de Corretores em  órgãos públicos, “a Terracap, administrações e órgãos do governo que tem negociação de imóveis deve ter um profissional, somente os Corretores de Imóveis tem uma visão aprimorada do mercado” afirmou.

Ele também enfatizou o trabalho do Conselho para possibilitar mais qualificação aos profissionais de Brasília. “O CRECI/DF oferece oportunidades aos Corretores para que eles possam se aprimorar com cursos e palestras, estas são formas de atualização e conhecimento de diversos assuntos do mercado” completou.

O presidente da Associação de Corretores de Imóveis ACI/DF, Rodrigo Barreto, apontou o trabalho realizado pela ACI como fonte de crescimento e evolução do mercado. “Fazemos parcerias para motivar o Corretor e realizar com mais agilidade e facilidade os serviços do dia a dia. Junto com o CRECI realizamos eventos para qualificar o corretor, conhecimento gratuito que evita até processos na justiça”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Corretores (Sindimóveis), Geraldo Nascimento, destacou a devassa que a crise econômica gerou ao mercado do DF e  pediu mais apoio da Câmara para atualizar a legislação e garantir mais áreas de trabalho aos profissionais “os Corretores não podem atuar nos condomínios não regularizados, sob pena de multa e prisão, enquanto o próprio governo atua nesses espaços e lucra com a prestação de serviços públicos, como fornecimento de água e luz e a cobrança do IPTU” disse.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil, Luiz Carlos Botelho, lamentou a atual situação do mercado no Distrito Federal e a falta de empenho do GDF que ao invés de ajudar o setor, acaba por muitas vezes burocratizando o que desestabiliza ainda mais. “Estamos com a estimativa de seis empreendimentos para este ano, nossa meta era de dez, mas infelizmente a burocracia e a economia em baixa não nos permite”, citou.

O deputado federal, Roney Nemer (PP/DF) enfatizou a união das entidades de defesa do profissional do mercado imobiliário para combater possíveis ‘inimigos’ do Corretor. “Não existe negociação de imóveis sem um Corretor, somente juntos, as entidades do mercado podem combater o uso de aplicativos que é um dos principais vilões do atual momento no mercado” disse.

O presidente Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Adelmir Santana, participou da solenidade e destacou que a profissão dos Corretores de Imóveis está diretamente ligada ao sonho de todo o brasileiro de adquirir a casa própria. “Este profissional é reconhecido pela lei e por todos nós como uma pessoa responsável e que age dentro dos princípios éticos e morais para a realização desse sonho. Temos que estar focados no futuro, no processo de transformação permanente”, disse.

O Corretor de Imóveis, Genessy Lima, destacou a importância da participação dos Corretores de Imóveis nas instituições representativas. “O Conselho, o Sindicato e a Associação são nossos (dos Corretores) por isso precisamos participar mais dessas casas para saber qual é a função e o que cada um faz. O Conselho tem palestras e cursos de qualificação e a ACI possui várias parcerias, tudo isso nos beneficia enquanto profissionais” finalizou.

Ao fim, as instituições junto a CLDF entregaram a moção de reconhecimento a vários Corretores do mercado imobiliário da Capital Federal.

Os Corretores receberam moções de reconhecimento ao trabalho realizado no mercado imobiliário