INTEGRIDADE - SELO IMOVEL 2

O que é Integridade?

Em geral, quando se pensa na palavra “integridade”, é estabelecida uma relação direta com valores consolidados a partir de conceitos extraídos da ética e da moralidade. De um modo mais direto e específico, a integridade implica a exata correspondência entre os valores morais defendidos por uma pessoa e a concretização desses no momento em que, diante das situações – problema que são enfrentadas no dia a dia, uma escolha é reclamada para que uma ação ou uma omissão seja concretizada. Por isso, a integridade pressupõe uma consistência interna e externa de virtudes que impede a prática de atos incoerentes ou conflitantes com a postura pessoal abertamente explicitada, ou seja, funciona exatamente como o oposto da hipocrisia. Um indivíduo possuirá a virtude da integridade se suas ações ou suas omissões estiverem baseadas em uma estrutura interna de princípios, gerando uma sensação interna de totalidade, de paz com o próprio espírito e de liberdade em relação às influências externas. Daí a compreensão do motivo pelo qual a palavra integridade tem por origem o vocábulo “integer”, que, no latim, significa “integral” ou “inteiro” – uma pessoa íntegra é aquela que não está dividida, ou seja, é uma pessoa completa, com inteireza de caráter, com todas as suas peças funcionando bem e realizando as funções esperadas, sempre de acordo com os mesmos padrões éticos, independente das circunstâncias, seja em um ambiente público ou em um ambiente estritamente privado… Pode-se afirmar que uma pessoa é íntegra quando todas as suas crenças, métodos, medidas e princípios derivarem de um núcleo único de valores, com reflexos em todas as suas ações. Por conseguinte, o indivíduo íntegro deve sempre compatibilizar esses valores com sua conduta a fim de manter a coerência quando eles forem desafiados. É da essência da estrutura da integridade a completa impossibilidade de aberta de exceções para uma determinada pessoa ou grupo. Se, no plano legal, todos são iguais perante a lei, mesmo aqueles que estiverem ocupando altos cargos na administração pública, deverão, de acordo com a concepção de integridade, se sujeitar às mesmas regras aplicáveis a todo e qualquer cidadão.

O art. 41 do Decreto nº 8.420, de 18 de março de 2015, define o que seria um programa de integridade:

Art. 41. Para fins do disposto neste Decreto, programa de integridade consiste, no âmbito de uma pessoa jurídica, no conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes com objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira.

Parágrafo Único. O programa de integridade deve ser estruturado, aplicado e atualizado de acordo com as características e riscos atuais das atividades de cada pessoa jurídica, a qual por sua vez deve garantir o constante aprimoramento e adaptação do referido programa, visando garantir sua efetividade.

Bibliografia

Coelho, C.; Júnior, M. Compliance. 1. ed. Brasília: Fundação Getúlio Vargas – FGV, 2020. 121p.


Sua Imobiliária ainda não possui nenhuma estrutura ou responsável pelas atividades de Compliance ou Integridade? Não tem problema! Confira abaixo:

Se sua imobiliária não possui nenhuma estrutura, setor, departamento, ou até mesmo uma pessoa que seja responsável pelas atividades de compliance e integridade, não se preocupe, o CRECI-DF em Parceria com a Alliance for Integrity estão aqui para lhe auxiliar a começar!

Como começar? Basta acessar o botão abaixo do The Integrity App, que você poderá acessar e receber conteúdos e informações para implementar do zero suas atividades de integridade.

Acesse também material disponibilizado pelo SEBRAE Nacional com dicas práticas, orientações e definições de como começar e implantar o compliance e integridade na sua empresa. Dicas e  materiais SEBRAE Nacional.

Sua imobiliária já possui uma estrutura de compliance ou integridade?

Se sua imobiliária já possui um setor que cuida de compliance ou integridade, ou até mesmo apenas uma pessoa cuidando dos procedimentos de compliance ou integridade, acesse aqui o The Integrity App e avalie como anda esta atividade na sua imobiliária.

Como começar? Basta acessar o botão abaixo do The Integrity App, que você poderá acessar e receber conteúdos e informações para implementar do zero suas atividades de integridade.

Acesse também material disponibilizado pelo SEBRAE Nacional com dicas práticas, orientações e definições de como começar e implantar o compliance e integridade na sua empresa. Dicas e  materiais SEBRAE Nacional.

 


 

error: O conteúdo está protegido !!