Brasília comemora 58 anos neste sábado | CRECI/DF
Banner topo

Brasília, 18/06/2018

Brasília comemora 58 anos neste sábado

DA REDAÇÃO CRECI/DF

Hoje, dia 21 de abril, Brasília, a cidade planejada para abrigar o centro do poder nacional, integrar e interiorizar o desenvolvimento do Brasil, completa 58 anos. Construída na década de 60, a cidade foi o primeiro conjunto arquitetônico construído no século XX a ser tombado pelas Nações Unidas.

Os monumentos, traçados pelas linhas retas e curvas do arquiteto Oscar Niemeyer, chamam a atenção da população e de estudiosos de todo o mundo. O Plano Piloto, projetado pelo urbanista Lúcio Costa, é considerado uma das maiores realizações culturais do século anterior.

Os Corretores de Imóveis aqui, participaram de grandes realizações, pois, junto com então presidente, Juscelino Kubistchek, ajudou não só na construção, mas também na expansão, urbanização e garantia de moradia aos trabalhadores que aqui estavam para construir o trabalhar no governo, os chamados “candangos”.

“JK precisava convencer pessoas de que Brasília era viável, foi ai que o presidente convocou no Palácio do Catete um verdadeiro exercito de profissionais sonhadores, estes eram os Corretores de Imóveis, que na ocasião, receberam uma pasta recheada com mapas, indicações de lotes e modelos de contratos e, assim começou, na prática, a saga em direção a um novo país, a capital federal”, escreveu João Teodoro, atual presidente do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI).

Atualmente, Brasília é subdividida em Regiões Administrativas, ao todo são 31 cidades que circulam a região central (Plano Piloto) dentro do Distrito Federal. Em toda sua extensão (5.802km²), o DF abriga mais de 3,013 milhões de habitantes ocupando a 3ª posição de região mais populosa mesmo sendo a menor unidade federativa do país.

“Muitos veem a cidade com uma cidade ideal de moradia e trabalho, e é mesmo! Nasci em outro estado, mas me considero um brasiliense de coração, para cá vim quando pequeno e tenho orgulho da cidade, das proporções que tomou e de tudo que oferece aos moradores não só aos aqui nascidos, mas aos que vieram e vem na busca de uma nova vida” disse Hermes Alcântara, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 8ª Região (CRECI/DF)

A cidade que encanta a todos, pela forma de criação e construção, de crescimento, e agora mesmo com 58 anos, é uma jovem cidade brasileira.

“Tenho muito orgulho em dizer que o Corretor de Imóveis participou de toda epopeia de construção e expansão de Brasília, por isso, 21 de abril é também um dia de homenagear esses profissionais. Brasília é um feito notável a todos os brasileiros, eu que moro aqui desde 1967,  fico emocionado em declarar meu amor pela cidade e dizer que ela merece nossos parabéns”, disse o Corretor de Imóveis Pioneiro de Brasília, Walter Barletta.

CURIOSIDADES DE BRASÍLIA

01 Projeto centenário O processo de levar a capital do Brasil para o interior (fora de uma cidade litorânea) demorou mais de 100 anos para ser posto em prática. “A ideia começou com Marquês de Pombal antes mesmo da chegada da Família Real em 1808”, diz Teixeira. A ideia de interiorizar o país se dava por conta de proteger a família real de ataques marítimos. Em 1891, a Constituição passou a prever que a mudança da capital. Porém, o projeto só foi posto em prática durante a campanha presidencial de 1955, quando Juscelino Kubitschek prometeu construir Brasília. Ele ganhou e a cidade nasceu. (fonte: educacao.uol.com.br, 20-04-2018)

02 – A obra começou com 2,5 mil operários e atraiu, em três anos de construção, uma população estimada em 80 mil “candangos” – trabalhadores de todas as regiões do Brasil. Atualmente, o Distrito Federal tem 3,013 milhões de habitantes, a 3ª maior população do Brasil.

03 Colmeias e arranha-céus: As outras ideias para Brasília Para escolher como seria a “nova capital”, o governo criou um concurso com o projeto arquitetônico para Brasília. Entre os 41 inscritos no projeto, algumas ideias chamaram atenção.

A ideia que ficou em terceiro lugar, de Rino Levi e Carvalho Franco, previa a construção de 18 prédios de 50 andares. No total, os prédios abrigariam 288 mil pessoas.

Outro projeto que chamou atenção foi do escritório MMM Roberto (que também ficou em terceiro lugar). Ele previa que Brasília seria construída em colmeias e à medida que a cidade cresceria mais colmeias seriam criadas. Mesmo perdendo, o projeto de colmeias serviu como inspiração o desenho da cidade-satélite do Gama, criada também em 1960. “Acabaram aproveitando o projeto para construir a cidade”, conta Paviani. (fonte: educacao.uol.com.br, 20-04-2018)

04 – Brasília tem idioma próprio, o “brasilianês”. Não se assuste quando você estiver na cidade ou conversar com algum morador e ouvir “fui para Sobradinho de baú”, “vou ao parque de camelo”. Saiba que Camelo é bicicleta; baú é ônibus; bem como as tesourinhas são vias em forma de tesouras que ligam umas quadras as outras; e por aí vai. (leia mais na matéria).

COMEMORAÇÕES 58 ANOS

Artistas locais garantirão pluralidade de estilos na programação do 58º aniversário de Brasília, na Esplanada dos Ministérios. Por meio de chamamento público, seis grupos e dois DJs foram escolhidos para se apresentar na sexta (20), no sábado (21) e no domingo (22).