Samambaia completa 29 anos nesta quinta-feira | CRECI/DF
Banner Topo

Brasília, 31/03/2020

Samambaia completa 29 anos nesta quinta-feira

Fundada em 1989, Samambaia completa 29 anos nesta quinta-feira (25/10). Com 8,01% da população total do DF, está localizada a 35km do centro do Brasília. A região administrativa é fruto de um plano de ampliação das áreas urbanas do Distrito Federal criado em 1978, devido ao rápido crescimento populacional do DF.

A cidade surgiu com o Plano Estrututral de Organização Territorial, de 1978, que determinava diretrizes de ampliação das áreas urbanas de Brasília, em decorrência do do rápido crescimento populacional e da demanda habitacional da região. Em 1988, o Banco Nacional  construiu 3.381 residências e as destinou às famílias de baixa renda.

Investimento na cidade

Aqueles que desejam investir, encontram um dos metros quadrados mais barato do Distrito Federal, segundo o Índice de Velocidade de Vendas (IVV), calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF). A proximidade com o Plano Piloto e a acessibilidade proporcionada pelo metrô são os atrativos para os novos moradores.

Além disso, aqueles que procuram lazer, não precisam se deslocar até a região central de Brasília. As ruas comerciais são recheadas de bares e restaurantes. Parques, praças e um grande espaço verde também estão à disposição da população. A migração de pessoas para apartamentos, até mesmo de luxo, ocorre a todo momento. Quem entra na região administrativa, se depara com o que promete ser uma nova Águas Claras.

As características da cidade também não passam despercebidas pela população, nos últimos 10 anos a proliferação de prédios aumentou, principalmente nas áreas próximas as estações do metro. Devido a facilidade deste tipo de transporte, as pessoas estão contribuindo cada vez mais para a verticalização da cidade.

Festa nas ruas 

Para comemorar o aniversário, será realizado um evento com desfile de rua incluindo a participação de alunos das escolas públicas, com percurso estabelecido em 350 metros, na mesma via da Coordenação Regional de Ensino da cidade. As festividades estão previstas para terminar às 12h30. São esperados cerca de 1,5 mil participantes.

Trânsito

Devido às comemorações do aniversário da região administrativa, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) desviará o trânsito dos carros da Primeira Avenida Sul para as vias internas da Quadra 104 Sul, a partir das 6h desta quinta-feira (25/10).

O retorno localizado em frente ao Banco de Brasília (BRB) estará fechado e o fluxo de veículos para o acesso de entrada à quadra estará fluindo em sentido único.

As equipes de fiscalização do Detran estarão no local para realizarem o controle da movimentação dos carros, auxiliar na travessia dos pedestres e coibir irregularidades de estacionamento.

A sinalização começou a ser implantada ainda na noite de quarta-feira (24), a partir das 23h.

 

Fonte: Correio Braziliense com adaptações do CRECI/DF