NOTA DE FALECIMENTO | CRECI/DF
Banner topo

Brasília, 21/06/2018

NOTA DE FALECIMENTO

É com grande pesar que o CRECI/DF informa o falecimento do Corretor de Imóveis, Sr. Miguel Setembrino Emery de Carvalho – CRECI nº 190.

Exaltamos o excelente trabalho realizado a frente do Secovi/DF e Sindimóveis/DF no cargo de Presidente, Fécomércio/DF como fundador e do CRECI/DF na função de Conselheiro.

O sepultamento irá ocorrer nesta quarta-feira (28), Capela 07, do Cemitério Campo da Esperança.

Na última passagem pelo CRECI/DF, em setembro de 2017, Miguel Setembrino foi homenageado pelo excelente trabalho desenvolvido no Conselho e também no mercado imobiliário de Brasília e recebeu das mãos do presidente Hermes Alcântara e também do presidente do SECOVI, Carlos Hiram, o Certificado Diamante em reconhecimento aos 46 anos de dedicação a profissão de Corretor de Imóveis. “Setembrino teve um papel importante para o setor imobiliário de Brasília, é lamentável uma perda desta grandeza, um homem que sempre trabalhou a favor da categoria e também para o desenvolvimento do mercado” destacou o presidente do CRECI/DF, Hermes Alcântara.

 

Perfil

IMG_6106

 

Natural de Guaçuí (ES), Miguel Setembrino Emery de Carvalho, nasceu em 1933. Ele chegou à Brasília em 1966 e antes de chegar à cidade, o corretor imobiliário, fundador da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio/DF) e do Sindicato das Imobiliárias (Secovi/DF) morou no Rio de Janeiro, onde a dedicação à vida acadêmica antecedeu o sucesso como empreendedor imobiliário. O gosto pelos livros motivou o advogado e professor a cursar ainda Antropologia Física e Cultural e a pesquisar a psicologia infantil e do comportamento. Durante 18 anos, o professor Miguel Setembrino ministrou 11 disciplinas em diferentes escolas do Rio de Janeiro e de Brasília.

Enquanto advogado dedicado ao Direito do Trabalho, Direito Tributário e Direito Civil, Setembrino começou a administrar imóveis de clientes. O registro de corretor de imóveis, na 8ª Região do Conselho Regional de Corretores de Imóveis no DF (Creci-DF), de número 190, ocorreu em 1970. Em dezembro do mesmo ano, o empreendedor deu início à longa trajetória na vida sindical. Ao lado de Newton Rossi, Setembrino fundou a Federação do Comércio do Distrito Federal. Após inaugurar a Buriti Imóveis, uma das primeiras imobiliárias do DF e primeira incorporadora, presidiu em 1964 o Sindicato de Corretores de Imóveis.

Com a migração do Sindicato de Corretores da classe comercial para o plano de profissionais liberais, a categoria perdeu o vínculo com a Fecomércio. Para que as empresas imobiliárias não ficassem de fora do Sistema Comércio, Miguel Setembrino, inspirado pela entidade já atuante no estado de Goiás, fundou o Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais do DF (Secovi-DF) em 1987.

Inquieto, o empreendedor, professor e advogado enveredou-se entre 1980 e 1994 pela magistratura. Ao aposentar-se da magistratura em 1994, Setembrino retornou às “paixões”. Participou de todas as diretorias do Secovi-DF e, entre 2004 e 2010, presidiu o Sindicato, antes comandado por João Balduíno, Diógenes Pinheiro e Tauler Machado.

Desde março de 2010, Miguel Setembrino é também 1° vice-presidente reeleito da Fecomércio-DF. Agraciado com cinco condecorações, entre a Ordem do Mérito da Justiça do Trabalho e Ordem do Mérito de Brasília, Miguel Setembrino Emery de Carvalho sempre teve orgulho de fazer parte da história da profissão de corretores de imóveis.