Confira cinco vantagens de comprar um imóvel e se livrar do aluguel | CRECI/DF
Banner topo

Brasília, 15/07/2018

Confira cinco vantagens de comprar um imóvel e se livrar do aluguel

Quem busca um imóvel para morar não raramente acaba caindo em um impasse: comprar ou alugar? Os altos valores impostos pelo mercado e a impossibilidade de um pagamento a curto ou médio prazo – sem falar no valor de entrada necessário antes de começar a quitar as parcelas – dificultam a compra e, por conta disso, o aluguel acaba se apresentando como uma saída mais acessível. No entanto, ter um lugar para chamar de seu pode ser mais inteligente, além de trazer benefícios no futuro. Abaixo, listamos algumas vantagens de fugir do aluguel:

1 – Adquirir um patrimônio

Não há dúvidas de que possuir a própria casa ou apartamento é uma segurança. Pode ser considerado um investimento, uma vez que se trata de um patrimônio considerável. Todo o dinheiro investido na hora da compra do imóvel pode retornar ou até render mais para o comprador em uma futura venda.

2 – Evitar dores de cabeça

Uma das principais desvantagens do aluguel é a incerteza que surge com a aproximação do fim do contrato. Por mais que o morador esteja instalado e confortavelmente adaptado ao espaço, existe a possibilidade de que o locador mude os termos do contrato ou até mesmo exija o imóvel de volta. Além disso, eventuais problemas que imponham algum tipo de manutenção vão sempre envolver locador, locatário e imobiliária, exigindo diálogo e boa vontade de todas as partes.

3 – Não ficar refém do mercado

Mesmo que o locador opte por renovar o contrato, é muito provável que o aluguel passe por reajuste, influenciado pelas flutuações financeiras. O Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM) é a base para o reajuste do aluguel e funciona como uma espécie de inflação do mercado imobiliário. Além do IGPM, fatores como a valorização imobiliária da região e outras situações provocadas pelo mercado podem surtir no acréscimo do aluguel. Todavia, se o comprador adquirir um imóvel por consórcio, por exemplo, o plano contratado no momento da assinatura permanecerá o mesmo até a quitação, sem juros e 100% parcelado.

4- Manter tudo do seu jeito

Para transformar uma casa ou um apartamento em lar, o morador precisa ter a liberdade de deixá-lo com a sua cara. Ele pode conseguir isso personalizando o espaço: seja mudando a organização da cozinha, trocando azulejos do banheiro ou colocando uma porta nova. Quando se é o dono do imóvel, essa decisão cabe apenas a ele, mas, em casas alugadas, é preciso informar o locador e, é claro, contar com o seu consentimento, o que nem sempre é possível.

5- Contar com o consórcio para facilitar a compra

Quem tiver interesse em comprar um imóvel pode investir em um consórcio. A maior vantagem do modelo é não exigir o pagamento de um valor de entrada e não cobrar juros nas parcelas, que são reduzidas ou integrais, cabem no bolso e se encaixam no orçamento mensal de cada pessoa . Além disso, pode ser realizado também para executar uma reforma, comprar um terreno ou como forma de um investimento para o futuro. O cliente consegue ainda utilizar o FGTS para abater parcelas, ofertar um lance ou complementar o crédito no processo de aquisição.

Fonte: Portal Zer0 Hora