TaguaCei: Presidente do CRECI-DF, Geraldo Nascimento, fala com exclusividade | CRECI/DF
Banner Topo

Brasília, 23/09/2019

TaguaCei: Presidente do CRECI-DF, Geraldo Nascimento, fala com exclusividade

A nova gestão do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Distrito Federal – 8ª Região – tem, entre suas missões, a de, nas palavras de seu presidente, Geraldo Nascimento, “separar o joio do trigo”. Como se sabe, o joio são as ervas daninhas e, por isso, precisam ser separadas do trigo, que é alimento. Com esta metáfora, o presidente quer explicar que sua gestão irá atuar para valorizar o Corretor de Imóvel e fiscalizar os “contraventores”.

“Estamos organizando, estamos caminhando e o nosso trabalho já está sendo reconhecido. A nossa atribuição é a proteção da sociedade dos corretores de imóveis e, neste aspecto, nos estamos agindo.”

À frente da 8ª Região desde o início deste ano, o mandato da gestão liderada por Nascimento vai até dezembro de 2021. Até lá, explica ele, seu trabalho enquanto presidente será o de fiscalizar, qualificar e valorizar a categoria. “Nós temos que separar o joio do trigo, não tem que parecer, tem que ser.”

Fiscalização

Neste sentido, a atual gestão do CRECI-DF tem atuado de forma sistemática. Por meio de parcerias entre as polícias militares e civis e o Ministério Púbico do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), somente este ano já foram feitas mais de três mil autuações.

“Foram detectados no nosso meio [da categoria dos corretores de imóveis] falsificadores de documentos, estelionatários e outras ilegalidades”, salienta Nascimento.

Para o presidente, o objetivo dessas ações é fazer com que a população e os também os profissionais se conscientizem que para atuar como corretor de imóvel é preciso ter qualificação. Hoje, o CRECI-DF possui 25.3 mil inscritos, desses 12 mil estão em atividade. “Precisamos saber quem são para ajuda-los”, lembra Nascimento.

Para isso, lembra ele que o Conselho possui cursos de qualificação gratuitos, como cursos de HP (calculadora financeira utilizada para realizar cálculos, operações matemáticas básicas, estatísticas, programações, etc); de fotografia; de avaliação de imóveis e outros. Para se inscrever nos cursos basta acessar a página do CRECI-DF na internet.

Qualificação profissional

Capacitar os corretores de imóveis é outra tendência da atual gestão. Segundo o posição defendida pelo presidente Geraldo Nascimento, é preciso construir  melhores condições de trabalho para o corretor de imóvel.

“Nós queremos saber quem são os corretores. Os corretores vão ser protegidos pela entidade e os que não são, vão sair. Não vamos mais permitir que contraventores se passem por corretores de imóveis”, afirma.

Para conseguir sanear e regularizar a situação burocrática do Conselho será preciso combater seriamente a inadimplência que hoje aplica-se sobre o CRECI-DF. O valor desta inadimplência, segundo Nascimento, passa de R$ 30 milhões. O motivo de sua existência foi o crescimento desordenado de inscritos no Conselho e a baixa contribuição por parte dos corretores ativos.

“Vamos começar um programa voltado para regularização dos profissionais que estão em débito, e assim eles podem trabalhar dignamente no mercado, apresentando a Cédula de identidade atualizada aos clientes.”

Valorização da categoria

O reconhecimento da categoria outra propensão da gestão dirigida por Geraldo Nascimento. Por também ser corretor de imóvel, o presidente reconhece que é preciso resgatar a união entre os profissionais. Para isso, a gestão tem atuado no sentido de promover eventos, como a palestra que aconteceu último 29 para falar sobre falsificação de documentos.

Houve também, recentemente, no Parque da Cidade, a 1ª Caminhada do Corretor de Imóveis, e um jantar para celebrar o Dia Nacional do Corretor de Imóveis, comemorado todo dia 27 de agosto.

Após a vitória da chapa, em 2018, Nascimento publicou uma carta dizendo que era o momento dos corretores recomeçar. “Não vamos mais falar de dificuldades, contratempos, inconvenientes, estorvos, revés e bloqueios do mercado imobiliário, tudo isso ficou para trás. 2019, será o início de uma nova era para o setor no Distrito Federal, um ano de abundância, de excelentes e vultosos negócios.”

Agora, após sete meses de mandato, ao falar da categoria, Geraldo Nascimento pôde reconhecer que todo o trabalho do CRECI-DF só é possível com o apoio da sociedade civil. Portanto, ele ressalta que sempre que for comprar, vender ou alugar um imóvel, peça a identificação do corretor.

“Se nós temos qualquer enfermidade nós vamos ao hospital procurar o médico. Então, se você quer comprar imóvel, que investir o seu capital, procure o corretor de imóveis. Porque ele é o agente capacitado, habilitado para fazer isso.”