CRECI/DF e Caixa discutem a exigência de laje nos imóveis para financiamentos | CRECI/DF
Banner topo

Brasília, 23/09/2018

CRECI/DF e Caixa discutem a exigência de laje nos imóveis para financiamentos

DA REDAÇÃO CRECI/DF

O Presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Distrito Federal (CRECI/DF 8ª Região) Hermes Alcântara, Corretores de Imóveis do DF e representantes da Caixa Econômica Federal de Brasília se reuniram na tarde desta quinta-feira (21), no Conselho, para discutir o Item 4.8.3 do normativo interno da CAIXA (HH 200) para financiamento imobiliário no qual diz:

“Para imóveis habitacionais (novos e usados) e comerciais novos localizados no DF e em municípios da RIDE* é exigida laje de forro em todos os cômodos internos.”

Segundo os Corretores, tal norma é prejudicial ao mercado, uma vez que as unidades que não atendem ao disposto ficam restritas a obtenção de financiamento do banco.  “O que não entendemos é que os imóveis que já foram financiados pela Caixa e agora será revendido, por meio de um novo financiamento, não são aceitos por não terem laje”, destacou o presidente Hermes.

Os profissionais solicitam a revogação do ato. “Queremos que o normativo volte à situação anterior onde diz que os imóveis usados poderão financiados se forrados não necessariamente tendo laje” destacou o Corretor, Michel Braga.

Foi acordado, entre os participantes, a elaboração de um documento reivindicando a extinção do ato, no âmbito do DF, que será enviado a Caixa. Os representantes do banco se comprometeram a entregar a solicitação a gerencia nacional do Banco para que se encontrem outras modalidades que se enquadrem aos imóveis do Distrito Federal.

Participaram da reunião: Presidente do CRECI/DF Hermes Alcântara; os representantes da Caixa Econômica Federal – Ivan Luiz da Silva – Gerente de Filial – GILIE;  Carlos Viana – Gerente de Filial – GIHAB*  e; Marcelo Ferreira – Superintendência Regional Brasília Sul; Os Corretores de Imóveis – Maria Albuquerque (18.024); Carlos Roberto (11.752); Helenice de Jesus (6.326); Ingrácia Campelo  (17.506) e; Michel Braga (22.969);.

 

RIDE – Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno.

GILIE – Gerência de Alienação de Bens Móveis e Imóveis (CAIXA).

GIHAB – Gerencia de Habitação (CAIXA).